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Como tornar a primeira dobra do meu perfil do Instagram mais atrativa? Confira 5 passos que te trarão mais resultados

Postado por Martinez Comunicação  |  09/09/2020

Se você deseja desenvolver sua carreira ou negócio no Instagram, é necessária uma série de transformações no seu perfil para atingir esse objetivo. A primeira delas, é construir bem a primeira dobra do seu perfil

A primeira dobra é a parte do seu perfil que as pessoas veem primeiro, assim que entram na sua conta. Ela engloba: foto, nome, bio, destaques e 3 últimas fotos do feed. Tudo isso deve ser bem construído para atrair os melhores leads – aquele público engajado que tem tudo para se tornar seu cliente.

Neste artigo, você vai conferir como deixar a primeira dobra do seu perfil poderosa, atraindo seguidores com propósito não só de te seguirem, mas também de engajarem com seu conteúdo e se tornarem seus clientes!

Antes de mais nada, precisamos responder uma pergunta importantíssima que vai guiar a nossa estratégia da bio: Com qual intenção você quer que as pessoas te sigam?

Já parou para pensar nisso? Todo perfil profissional tem um propósito, pode ser educar pessoas com conteúdos de valor, divulgar produtos ou uma marca, vender, atrair clientes para um negócio, etc.

Para atingir o seu objetivo, você precisa deixar claro qual é o seu propósito no Instagram, assim, fica mais fácil atrair os seguidores certos, que vão te seguir com a intenção que você pretende.

A intenção vai interferir no CTA da bio, na frase de impacto e até mesmo nas suas postagens. Por isso, pense com qual intenção você quer que as pessoas te sigam antes de ler os próximos passos ;)

 

5 PASSOS PARA TORNAR SUA PRIMEIRA DOBRA MAIS ATRATIVA:

 

1. Foto

A foto de perfil é importantíssima para atingir seus objetivos profissionais no Instagram e em qualquer rede social. Ela deve representar o seu propósito. Ou seja, se você quer desenvolver a sua carreira, atrair oportunidades de negócio ou até mesmo alavancar a sua empresa e vender no Instagram, a sua foto precisa transmitir esse propósito. Obviamente, uma foto de biquíni e óculos de sol, por exemplo, não é adequada aqui. Também não precisa fazer uma grande produção como em uma foto do Linkedin. No Instagram, uma boa selfie já é suficiente, desde que você transmita a mensagem correta. Para isso, é bom que sua foto tenha um bom enquadramento.

A foto de perfil chama “de perfil” porque, justamente, ela pede um registro do seu rosto. Muitas pessoas usam no perfil fotos tiradas no espelho, por exemplo, de corpo inteiro ou com o celular tampando o rosto, o que é totalmente inadequado. O ideal é que a foto registre bem o seu rosto e, para isso, deve ser tirada de uma altura a partir do peito, mais ou menos. Preste bem atenção nesses detalhes e tente deixar seu rosto o mais nítido possível na foto.

Lembre-se que a foto de perfil é o seu cartão de visitas. Ela não aparece somente para quem entra no seu Instagram, vai aparecer também nos stories e nos comentários das postagens, logo, várias pessoas vão ver, em diferentes lugares, por isso, é importante que, ao bater o olho no ícone, as pessoas saibam identificar quem é você e qual é o seu propósito.

 

2. Nome

O nome também é uma das primeiras coisas que chama a atenção em um perfil e, assim como a foto, ele deve transmitir o seu propósito.

Por isso, é interessante colocar, além do seu nome, uma palavra-chave que identifique a sua área, assim, fica mais fácil das pessoas saberem qual é o seu propósito, além de ajudar nos resultados de buscas (mais pessoas podem encontrar o seu perfil se ele tiver palavra-chave).

Mas qual palavra-chave colocar? Lembre-se de escolher a palavra mais importante do seu nicho, até porque só vai caber uma, então ela deve ser a principal, aquela que consegue resumir bem o que você faz.

Exemplos:

  • Rafael Martinez | Estrategista de Marketing
  • Bianca | Moda Feminina
  • Leonardo Borges | Treinos online

Além disso, assim como a foto, é importante deixar o nome o mais claro possível. Por isso, evite aquelas fontes diferentes, pois elas podem deixar seu nome ilegível. Use a fonte normal do Instagram e garanta que seu nome e seu propósito sejam identificados facilmente ;)

 

3. Bio

O que escrever, de fato, na bio?

Como eu disse anteriormente, é preciso destacar em seu perfil qual é o seu propósito, por que você quer que as pessoas te sigam?

Por isso, uma forma interessante de construir a bio, é utilizando frases de impacto que resumem diretamente o que você faz e como você pode ajudar as pessoas.

  • Ex: Ajudo empresas e profissionais a se destacarem nas redes sociais através do Marketing de Conteúdo!
  • Quer vender mais no Instagram? Fale comigo!
  • Ajudo mulheres a emagrecerem através de consultorias onlines personalizadas!

Além da frase de impacto, você precisa, é claro, deixar um CTA na sua bio, ou seja, uma “chamada para a ação”, algum link que redirecione a pessoa para a sua página de venda (caso você venda algum produto) ou para o seu Whatsapp Business, onde você pode fechar negócios.

  • Ex: Transformo a vida das pessoas, através da reeducação alimentar!

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Outra forma de escrever bios atrativas, é destacando os seus marcos. Os marcos são conquistas importantes da sua vida profissional que geram autoridade para o seu perfil.

  • Ex: Estrategista de Marketing pela Alaska Growth Marketing
  • Autor do livro x
  • Vencedor do Prêmio y

 

Também é interessante mesclar marcos profissionais com pessoais, afinal, as redes sociais prezam pela humanização, portanto, é importante colocar informações pessoais lá também, isso gera uma conexão com seus seguidores.

Ex: Viciada em café, mãe de Helô e corintiana de coração!

 

4. Destaques

Nem todos dão importância para os destaques, existem pessoas, inclusive que nem fazem stories e esse é um erro crucial no Instagram.

Os stories é o ambiente que mais proporciona conexão entre você e seu público. É lá que você vai mostrar sua rotina, os bastidores do que você faz, gerar interação com as pessoas através de perguntas, enquetes, etc.

Por isso, é importante que você crie o hábito de fazer stories todos os dias, ao menos 3 vezes ao dia. Isso, sem dúvidas, vai aumentar o seu alcance e pode te trazer até mais seguidores.

Tá, mas que tipo de storie eu devo marcar nos destaques?

Nos destaques deve estar os stories mais importantes, aqueles que precisam ser registrados.

Como falei anteriormente, o ideal nas redes sociais é equilibrar conteúdos pessoais com profissionais. Por isso, é bom colocar nos destaques, principalmente, conquistas profissionais, como prêmios que você já ganhou, metas que atingiu, fotos com clientes/pacientes e, se tiver, depoimentos! Os depoimentos servem como prova social e geram muita autoridade para o seu perfil. Portanto, se tiver prints de conversas ou até mesmo vídeos de alunos/pacientes/clientes elogiando seu trabalho, deixe isso registrado nos destaques. Sem dúvidas, vai gerar muita credibilidade para o seu negócio!

Além dos marcos profissionais, deixe destacado também os marcos pessoais. Conquistas da sua vida que você considera importante, como, o nascimento de um filho, uma formatura ou qualquer outra coisa que gere emoção nas pessoas. Esse tipo de conteúdo é importante, pois gera conexão e identificação entre seus seguidores.

Outra coisa importante que devemos priorizar nos destaques, é a identidade visual. Pode parecer bobo, mas manter os destaques na mesma cor que as artes do feed e até mesmo no mesmo tom da sua foto de perfil, gera uma harmonização no seu Insta, passando um ar de credibilidade que pode influenciar também no follow.

Veja como esse feed transmite esse ar harmônico, de profissionalismo. Faz toda a diferença!

5. Três últimas fotos do feed

Por fim, o último item que será visto no seu feed assim que as pessoas clicarem no seu perfil, são as últimas 3 fotos publicadas. Assim como todos os outros posts, esses, devem seguir a mesma identidade visual, casando com os destaques e até com a foto do perfil.

Quanto mais harmônico for o seu feed nesse sentido de cores, maior será a transmissão de um perfil organizado, sério e profissional, que, consequentemente, atrairá mais leads.

É claro que você pode e deve não só postar artes no feed, mas também vídeos ou fotos pessoais, afinal, como eu disse, as redes sociais precisam de humanização! Então não tem problema se tiver fotos suas ou da sua família no meio dessas artes, mas é ideal que todos os posts de conteúdo sigam uma identidade bacana, transmitindo o objetivo que você deseja.

 

Gostou das dicas? Então transforme agora mesmo sua bio, coloque um propósito no seu perfil e atraia o público certo de uma vez por todas!

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