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Como desenvolver seu negócio através de um bom posicionamento de marca

Postado por Martinez Comunicação  |  01/09/2020

Posicionamento de marca nada mais é do que a forma com que o público enxerga sua empresa. É uma estratégia de branding que foca na percepção do cliente sobre a sua marca.

A forma com que você se comunica e se posiciona no mercado levará a uma impressão dos consumidores. Portanto, se posicionar bem e causar uma boa impressão é algo imprescindível para qualquer marca que deseja ter sucesso no mercado.

Quando eu digo se posicionar, isso refere-se a forma com que sua empresa irá se comunicar nas mídias, por exemplo. Ela usará uma linguagem mais informal ou mais culta? Qual slogan ela terá e de que forma ela dará credibilidade para esse slogan? Quais os diferenciais da sua empresa frente à concorrência e como destaca-los na mídia, a fim de que o público se convença de que você é o melhor naquele mercado?

Para responder todas essas perguntas, são necessárias diversas estratégias de marketing que antes de serem feitas precisam de muito planejamento. Nesse artigo, você vai conferir tudo isso e muito mais.

 

Mas antes, vamos entender um pouco melhor sobre a importância de ter um posicionamento no mercado.

Quando pensamos em empresas modernas como a NuBank e a Netflix, por exemplo, é possível notar um excelente posicionamento de marca. A forma com que essas empresas se comunicam com o público na internet mostra como elas são próximas das suas personas mais jovens e conseguem interagir com elas de uma forma tão incrível que a experiência do cliente torna-se única e as marcas, então, se transformam nas melhores do mercado.

Mas por que a Netflix e a NuBank se comunicam tão bem com seu público e conseguem fidelizá-lo de uma forma extraordinária? Porque elas possuem excelentes estratégias de comunicação e marketing que dão credibilidade para seus valores e as aproximam cada vez mais do público.

O resultado disso é uma alta performance no mercado. Quando pensamos em filmes e séries, por exemplo, a Netflix vem direto a nossa cabeça. Quando falamos em banco digital, rapidamente pensamos na NuBank, apesar de haver outros excelentes no mercado. Isso acontece porque essas duas empresas fizeram um excelente trabalho de comunicação e posicionamento a ponto de se tornarem referência na área em que atuam.

Mas é claro, não basta você escrever um slogan super atrativo, demonstrar valores lindos nas redes sociais e não colocar tudo isso em prática. Aliás, se você mostrar um posicionamento ao contrário do que sua empresa realmente é, você, com certeza, será ultrapassado pela concorrência, além de correr grandes riscos de crises.

Então, como estruturar um bom posicionamento de marca e ter destaque no mercado?

Antes de elaborar o seu posicionamento, você precisa responder algumas perguntas sobre o seu negócio, como:

 

1. Quem é a sua persona?

A persona nada mais é do que um modelo ideal de cliente. Como seria seu potencial cliente? Quais as características dele? (faixa etária, gênero, região que se encontra, características, etc).

Ao analisar a fundo o nosso público, nós conseguimos responder as duas principais perguntas que vão guiar o futuro da sua empresa:

 

2. Quais as dores e desejos da sua persona?

Você PRECISA saber quais as dores da sua persona, ou seja, quais os principais problemas que ela sofre e o que mais ela deseja.

Ao responder essas questões, você apresenta seu produto ou serviço como uma solução desse problema. Algo que vai satisfazer os desejos do seu público e fará com que ele compre.

Por exemplo, se sua empresa trabalha com implementação de softwares empresariais, seu público provavelmente será gestores que gastam muito tempo e dinheiro em uma equipe que realiza trabalhos manuais, que demoram para serem concluídos, atrapalhando a produtividade da empresa. Tudo o que esse gestor gostaria seria otimizar processos fundamentais no seu negócio, gerando economia de tempo e dinheiro para a empresa, além de aumentar a produtividade e o faturamento.

Dessa forma, você apresenta suas soluções prometendo tudo isso. Mas claro, desde que você realmente possa oferecer essas vantagens. Ofertas que não condizem com a realidade podem fracassar de vez o seu negócio.

 

3. Qual o diferencial da sua empresa?

Infelizmente, apenas conhecer a sua persona não é suficiente para criar um bom posicionamento, afinal, todos os concorrentes já fazem isso. Você precisa apresentar um diferencial que faça com que o público escolha você e não os concorrentes.

Uma excelente forma de apresentar diferenciais, é idealizando os valores da sua empresa.

Lembre-se sempre: grandes empresas não vendem produtos, vendem valores!

Por que o Iphone é o smartphone mais vendido no mundo mesmo sendo o mais caro? Pela sua qualidade? NÃO! Pelos valores que a Apple agrega. Ao comprar um Iphone você adquire um status especial, premium, que muitos gostariam de ter. O design desenvolvido pela Apple convence mais do que as próprias ferramentas do aparelho.

Sim, as pessoas compram pela maça e não pela tecnologia, de fato.

Isso acontece porque os desejos inconscientes do consumidor prevalecem na hora da compra. Os consumidores justificam uma compra pelos desejos conscientes (eu estava precisando de um celular, esse aqui tem mais funcionalidades, é o melhor)...quando, na verdade, o que mais o influenciou a comprar aquilo foram os desejos inconscientes, aquilo que está por trás do que ele fala (o status, o posicionamento que a Apple oferece, etc).

Portanto, quais são os valores da sua empresa que nenhuma outra marca possui? O que você promete oferecer com exclusividade ao seu público? Pense nisso antes de fazer o posicionamento da sua marca, isso fará toda diferença.

 

Como colocar tudo isso em prática?

Depois de um longo processo de conhecer a fundo sua persona, descobrir seus valores e apresentar seu diferencial, é hora de se posicionar! Mas calma, não saia por aí fazendo qualquer tipo de publicação nas redes sociais.

Antes disso, é necessário um bom planejamento, que inclui estratégias de comunicação bem elaboradas, a fim de apresentar nas mídias, da maneira correta, tudo aquilo que sua empresa acredita e oferece.

Para isso, o ideal é que você conte com uma excelente equipe de marketing que elabore sua programação de conteúdo da melhor forma possível, destacando os pontos positivos do seu negócio estrategicamente e priorizando a constância, sempre!

Outro ponto importantíssimo para levar em consideração, é a experiência do cliente.

De nada adianta sua empresa ter lindos valores, diferenciais incríveis e grandes promessas, sendo que você não consegue entregar ao público tudo aquilo que promete.

Grandes promessas e poucas ofertas podem causar enormes riscos para o seu negócio. Portanto, ofereça ao público aquilo que você realmente apresentou como seu valor e diferencial.

Se o seu slogan é “economia de tempo na gestão de empresas”, por exemplo, você não pode oferecer um software que demora semanas para ser instalado. Isso vai proporcionar uma experiência péssima para o cliente, que pode fazer sua empresa ir por água abaixo.

Lembre-se das grandes marcas que citamos – NuBank e Netflix – elas oferecem um excelente atendimento ao público, por isso são bem vistas no mercado.

Por fim, para realizar um bom posicionamento, é preciso implantar uma cultura organizacional na sua empresa.

A cultura organizacional refere-se às práticas realizadas dentro da corporação que provam os valores apresentados pela marca. Por exemplo, se sua empresa carrega valores ecológicos de preocupação com o meio-ambiente, não basta fazer campanhas nas redes sociais com essas causas. É preciso coloca-las em prática no dia a dia da empresa, usando papel ecológico, reciclando produtos como o próprio café que consomem, etc.

Os valores da sua marca precisam fazer parte de todos os membros da empresa, criando uma cultura organizacional que dará credibilidade para o que você apresenta.

 

Realmente, fazer um posicionamento de marca não é uma tarefa fácil. É algo que precisa ser feito por profissionais capacitados para oferecem as melhores estratégias de marketing, a fim de posicionar a sua empresa estrategicamente no mercado, gerando excelentes resultados on e off-line.

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