blog.

O TikTok será banido? Entenda a polêmica entre o app e o governo americano

Postado por Martinez Comunicação  |  04/08/2020

O conflito entre os Estados Unidos e o TikTok vem se intensificando cada vez mais. Na última sexta-feira (31), o presidente Donald Trump anunciou que iria proibir, de vez, o app no país.

Mas por que os EUA querem banir o Tik Tok? Entenda o conflito que vem gerando polêmicas sobre o futuro do aplicativo mais baixado do momento.


Tensões políticas

Primeiramente, precisamos entender que a tensão entre EUA e China superam os limites da tecnologia e tem a ver, principalmente, com questões políticas.

Esses dois países se configuram como as maiores potências do mundo – os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar do ranking e a China o terceiro – e, nos últimos anos, a China tem apresentado um forte crescimento econômico, que vem incomodando a nação de Trump.

Para acentuar ainda mais a tensão, com o surgimento do vírus Sars-Cov 2 no território chinês, muitos líderes aumentaram suas rivalidades com o país oriental, acusando-o de ser responsável pela crise política e sanitária global que vivenciada atualmente.

 

Roubo de dados

No ano passado, os Estados Unidos acusaram o TikTok de espionagem, afirmando que o aplicativo estaria enviando informações de usuários americanos para a China. A acusação começou com uma ação coletiva contra o TikTok, após uma estudante da Califórnia declarar que o aplicativo criou uma conta para ela sem seu consentimento e ainda salvou informações biométricas e de digitalização do seu rosto.

 

O que diz o TikTok sobre o assunto?

O aplicativo chinês nega qualquer questão relacionada ao envio de dados pessoais dos usuários. A empresa ainda afirmou, em nota, que os dados dos internautas americanos são armazenados nos Estados Unidos e alegam que os data centers da rede social estão localizados também fora da China, sendo que nenhum dos dados está sujeito às leis chinesas.

Para provar o distanciamento do aplicativo com as políticas chinesas, a ByteDance, empresa responsável pelo TikTok, vem considerando ainda a retirada do aplicativo do país asiático, a fim de provar que a rede social é global e que não mantem relações com o governo chinês.

 

O aplicativo pode ser banido nos EUA?

Na última sexta-feira (31), Donald Trump afirmou que estaria banindo o aplicativo dos Estados Unidos. “Bem, eu tenho essa autoridade. Eu posso fazer isso com uma ordem executiva”, disse o presidente para alguns jornalistas que o acompanhavam em um voo presidencial.

A declaração de Trump pegou todos de surpresa e ameaçou o futuro do TikTok, que até então estaria em negociações de venda para a empresa americana Microsoft.

No entanto, na manhã dessa segunda (03), a agência de notícias Reuters divulgou que o presidente americano deu um prazo de 45 dias para a Microsoft concretizar a aquisição do aplicativo, fazendo ressurgir as esperanças dos americanos para a manutenção do TikTok.

A empresa de softwares informou, em seu blog oficial, que fará uma avaliação de segurança do aplicativo e deve chegar a uma proposta final até o dia 15 de setembro.

Se realmente houver a compra do TikTok pela Microsoft, o aplicativo continuará funcionando normalmente para os americanos. Caso contrário, Trump já deixou claro que não medirá esforços para banir o app do país.

 

A audiência do TikTok fica comprometida com essa história?

Se depender dos administradores do aplicativo, o TikTok tende a continuar sendo sucesso entre os jovens. "Por mais que não comentemos rumores ou especulações, confiamos no sucesso duradouro do TikTok", afirmaram.

Vale ressaltar ainda que, apesar da acusação da estudante Misty Hong da invasão do aplicativo em seu smartphone, no ano passado, até o momento não há provas de que o TikTok realmente compartilha dados dos usuários com o governo chinês.

Além disso, o app de vídeos não é o primeiro a se envolver em questões relacionadas a privacidade dos usuários. Outros grandes aplicativos já se envolveram em polêmicas como essa e, inclusive, já foram banidos de alguns países por questões de segurança, como o Uber, WhatsApp, Telegram, Skype e Facebook Messenger.

posts recentes.
O que você precisa saber para contratar um influenciador digital
07/10/2021
Marketplaces: faça parte dos maiores canais de vendas do mundo!
28/09/2021
Tudo que você precisa saber sobre vender no Instagram!
20/09/2021
E-commerce Vilu Brinquedos: nova era digital!
01/09/2021
Como conseguir mídia espontânea para sua empresa.
25/08/2021
por período.
RUA VISCONDE DE ABAETÉ, 701 - RIBEIRÃO PRETO-SP | (16) 98110-8972 | (16) 3237-6797