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O que é SEO: Aprenda a estratégia que deixará seu site no topo do Google

Postado por Martinez Comunicação  |  18/08/2020

SEO (Search Engine Optimization) significa otimização para mecanismos de busca, ou seja, é um conjunto de estratégias que tem como objetivo otimizar um site, melhorando seu posicionamento no Google.

Para otimizar um site, é necessário, primeiro, produzir conteúdo de valor, fazer um título que chame a atenção e entregar o conteúdo da melhor maneira possível, possibilitando a melhor experiência de leitura para o usuário. Nesse texto, você vai aprender como fazer tudo isso. Se liga!

 

Primeiramente, precisamos entender por que rankiar bem um site é tão importante?

Aliás, você sabe o que é rankiar? Rankiar nada mais é do que posicionar o seu site no Google. Quando fazemos qualquer pesquisa no Google, os resultados que aparecem são vários, não é mesmo? Mas aposto que você sempre clica nos primeiros links que aparecem. Por que? Porque os primeiros resultados são sempre os melhores. Para estar ali entre os três ou quatro primeiros resultados de busca, significa que o algorítimo do Google entendeu que aqueles sites são relevantes e os melhores para responder a sua dúvida, por isso que eles aparecem primeiro.

Além disso, nós buscamos praticidade na internet, não é mesmo? Ninguém para pra ver a segunda página do Google. A gente quer matar a nossa dor ali, logo de cara. Por isso, um site bem posicionado faz toda a diferença. Estar na primeira página, entre os primeiros resultados, garante não só visibilidade para o seu negócio, mas também autoridade, afinal, se você está entre os primeiros significa que o seu conteúdo é um dos melhores naquele assunto. E quem não quer levar esse crédito?

Então, se você quer posicionar bem o seu site, ser visto por mais pessoas e o melhor: sem gastar nada! Fique por aqui, que vamos te ensinar algumas estratégias!

 

Como chegar nas primeiras posições do Google?

 

1. Produza um conteúdo de valor, que responda as dúvidas da sua audiência

Se você tem um blog, independente de qual seja seu nicho, é importante que você conheça a fundo o seu público e saiba quais são suas dores e desejos. Ao saber isso, você produz exatamente o conteúdo que a sua audiência precisa. Algo que vai realizar os desejos dela e solucionar todos os seus problemas. Esse é um ponto chave para ganhar relevância no Google.

 

Mas como saber o que minha audiência precisa?

Existem várias formas de descobrir o que as pessoas pesquisam sobre o seu nicho. A primeira delas é através do Google.

Sabemos que TODO mundo usa o Google para solucionar suas dúvidas, não é mesmo? Então nada melhor do que jogar no maior buscador do mundo uma palavra-chave referente a sua área de atuação e ver as sugestões que aparecem.

Ao digitar “Marketing para..” percebemos que a opção mais buscada é “Marketing para Instagram”, logo, já descobrimos uma “dor” do nosso público: “como fazer Marketing para Instagram?” Ao escrever um texto que fale sobre esse assunto, estaremos solucionando um dos maiores problemas da nossa audiência, o que, consequentemente, chamará a atenção das pessoas e tem altas chances de ser lido.

Outra forma mais precisa de descobrir o que o seu público precisa, é buscar pelo Google Trends. Lá você também pode jogar uma palavra-chave sobre a sua área e, além de mostrar os resultados mais procurados, a plataforma ainda de fornece dados como a região onde as pessoas mais pesquisam sobre isso, o gráfico de busca dessa palavra no último ano e ainda assuntos relacionados àquela palavra que também são buscados no Google.

Se liga:



 

 

Por fim, a terceira forma de descobrir o que a sua audiência procura é através de sites que servem justamente para isso. Existem diversas plataformas de buscas que mostram os assuntos mais pesquisados sobre determinada palavra-chave. Aqui vão 3 indicações das plataformas que eu utilizo para ter ideias de conteúdo: Ubersuggest, Keywoord Tool e Answer The Public.

O Ubersuggest e o Keywoord Tool funcionam de forma semelhante. Você digita a palavra chave e eles geram uma planilha dos assuntos mais pesquisados sobre ela.



Já o Answer The Public, além de disponibilizar a planilha, fornece ainda uma “árvore” de informações sobre aquele assunto, dividida pelas abas “Como”, “Porque”, etc.

2. Construindo o conteúdo perfeito


Após definir o tema do seu texto, saiba escreve-lo da melhor forma possível, gerando uma leitura agradável e atrativa para as pessoas.

Como fazer isso? Primeiramente, busque referências!

Digite o assunto do seu texto no Google e clique nos primeiros links que aparecer. Observe o conteúdo de todos esses sites que estão bem rankiados no Google e ofereça no seu texto tudo aquilo que eles ofereceram no deles.

Ex: se o texto estiver escrito em forma de tópicos, escreva dessa forma;

Se houver imagens, coloque imagens no seu texto;

Se houver vídeos, coloque vídeos também

Quanto mais próximo seu conteúdo estiver daqueles que estão no topo do Google, mais chances de você chegar mais perto deles.

E lembre-se, para se destacar é necessário um diferencial!

Por exemplo, se o primeiro site do Google usou apenas texto e imagens e o segundo utilizou texto e vídeos, utilize no seu texto, imagens e vídeos. Dessa forma, o seu conteúdo estará mais completo que os outros dois.

 

3. Faça um título poderoso

Depois de definir o tema do seu texto, planeje um título que chame a atenção. Não adianta nada escrever um texto perfeito, se o seu título não chamar a atenção das pessoas e fazer com que elas cliquem no link, não é mesmo?

Então, para escrever um bom título, é necessário que você siga a técnica do AIDA.

A – Atração

I – Interesse

D – Desejo

A – Ação

O seu título precisa chamar a atenção das pessoas. Uma boa forma de fazer isso é começando logo com a dor do seu público. Utilizando do exemplo de Marketing que usamos no tópico anterior, vimos que “Marketing para Instagram” é a frase mais pesquisada dentro desse nicho. Logo, uma boa dica é começar o texto logo com essa frase, para despertar a atenção das pessoas.

Na sequência, coloque uma frase que gere interesse, afinal, existem vários títulos que chamam a atenção, mas nem todos despertam interesse a ponto de fazer as pessoas clicarem no link, não é mesmo? Portanto, para despertar esse interesse, mostre os benefícios que a pessoa irá ganhar ao acessar aquele site. Quando prometemos algo de bom para o público, consequentemente despertamos o interesse e o desejo da audiência de consumir aquele conteúdo, levando, por fim, a ação de acessar o site.

Ex: Marketing Para Instagram: 10 dicas para alavancar o seu perfil

Perceba que no início do título, despertei a atenção das pessoas apresentando a maior “dor” delas “Marketing Para Instagram”.

Na sequência, já mostrei o benefício que elas irão ganhar ao acessar aquele site, gerando interesse e desejo.

No entanto, para rankiar bem no Google, é interessante fazer textos mais curtos, que possam ser lidos por completo na página. Por isso, uma boa dica é trabalhar com dois textos diferentes.

O primeiro é o título externo ou Meta Title. É esse título que vai aparecer no Google, por isso, ele precisa ser curto e atrativo, de forma que desperte a intenção das pessoas e faça com que elas acessem seu site.

Já o segundo título é chamado de título interno ou h1 (headline tag). Esse título é o título que vai aparecer DENTRO do seu site. Logo, ele pode ser maior e explicar mais sobre o conteúdo abordado.

No h1 você não precisa mais chamar a atenção das pessoas, pois elas já estão dentro do seu site. O objetivo aqui é fazer um título mais completo, que mostre o que será abordado no texto, convencendo o leitor a ler até o final.

Ex: “Quer crescer no Instagram e atrair mais seguidores e clientes para a sua empresa? Conheça 10 estratégias que vão alavancar o seu perfil e desenvolver o seu negócio”.

 

4. Escreva seu texto de maneira estruturada

Depois que o leitor já entrou no seu site, o seu objetivo é convence-lo de ficar ali e ler o texto até o final. Por isso, escreva um texto bem estruturado, dividido em tópicos, com negrito, de forma que facilite a leitura do usuário e proporcione a melhor experiência possível.

Confira algumas dicas de como escrever o texto perfeito:


a) Metadescription (descrição)

Depois do título, a descrição é a parte mais importante de um conteúdo. A descrição é um breve resumo do seu texto que vai aparecer logo abaixo do título no Google, por isso, é importante fazer uma descrição curta, que resuma de maneira simples e objetiva o que o leitor irá encontrar naquele texto.

Pense que 99% das pessoas leem a descrição antes de clicar no link. Logo, se ela não for atrativa, o público desiste de acessar seu site.

Ex: “Estratégias de marketing no Instagram são importantes para desenvolver a imagem de um profissional, atraindo oportunidades de negócios e até clientes para uma empresa. Nesse texto, você confere 10 estratégias de marketing que vão desenvolver o seu perfil e alavancar seu negócio”.

 

b) Introdução

A introdução do texto também é muito importante para dar audiência ao seu site. Aqui você deve prender a atenção do leitor, mostrando para ele que o texto é interessante e merece ser lido até o final.

Uma boa estratégia é mostrar como você vai entregar o que prometeu no título. Por exemplo, se eu prometi que vou ensinar estratégias de marketing para alavancar o Instagram, é importante colocar na introdução COMO eu vou fazer isso.

Ex: Para desenvolver o seu perfil no Instagram e atrair seguidores engajados, é necessário aplicar diversas técnicas, desde otimizações no perfil, como colocar uma boa foto, uma bio atrativa e um feed organizado com conteúdo de valor, até ações diárias que farão a diferença, como análise de hashtags e interação com as pessoas certas. Nesse texto, vou te ensinar como fazer tudo isso e obter excelentes resultados no seu perfil. Se liga!

 

c) Intertítulos

Os intertítulos permitem um efeito de escaneabilidade no seu texto, isto é, uma divisão que ajuda o leitor a visualizar os assuntos abordados naquele texto, tornando a leitura mais agradável. Portanto, saiba usa-los!

 

d) Campo Semântico

O campo semântico é o conjunto de palavras utilizadas no texto. É importante saber que essas palavras influenciam diretamente no rankiamento. Por isso, uma boa dica é, além de usar a palavra-chave em várias partes do texto, use também variações dessa palavra-chave.

Ex: Se o tema do texto é Marketing Para Instagram”, use palavras como “estratégias de marketing”, “marketing para redes sociais”, entre outras que estejam relacionadas ao assunto principal.

 

e) Bigode

O “Bigode” é o primeiro parágrafo de um texto onde há a definição do termo/assunto que será discutido. É como se fosse uma chamada para o conteúdo.

Ex: Quer desenvolver o seu perfil e atrair mais clientes para a sua empresa? Nesse post vamos te mostrar 10 estratégias de Marketing Digital que vão tornar seu perfil mais atrativo, gerando mais seguidores e clientes para o seu negócio. Se liga!

Na sequência do bigode, vem a introdução, que explica para ao leitor COMO ele vai aprender aquilo que você prometeu no título e na chamada.

 

Essas são as principais dicas para otimizar um site. Vale lembrar que depois de seguir todos esses passos, é necessário ainda fazer uma boa divulgação do conteúdo, afinal, de nada adianta escrever um texto perfeito se ninguém lê, não é mesmo? Então, não meça esforços para divulgar seu site. Divulgue-os em diversas plataformas.

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