blog.

Facebook estuda criação de IA que ajuda seres humanos a se lembrarem de quase tudo

Postado por Martinez Comunicação  |  27/08/2020

O Facebook anunciou essa semana que pretende criar uma inteligência artificial com o objetivo de ajudar os seres humanos a se lembrarem de coisas simples e úteis como “onde deixaram as chaves de casa” e “se colocaram ou não açúcar no café”.

Achou bizarro? Eu te explico!

Primeiro, precisamos saber que essa criação revolucionaria só aconteceria no futuro, já que, atualmente, as tecnologias existentes não são capazes de identificar esses tipos de ações, conforme apontou o próprio Facebook.

No entanto, pesquisadores do aplicativo pretendem treinar os sistemas de inteligência artificial com "sons do mundo real" (similares aos que ocorrem dentro de casa) em espaços tridimensionais virtuais. Com isso, o assistente virtual poderá ajudar o usuário a rastrear o som do celular perdido em outros cômodos da casa.

Por exemplo, se você chega em casa e joga a chave do carro na mesa, o Facebook ouve e armazena esse som e, caso você não se lembre onde botou a chave, o aplicativo busca a última vez que o som foi detectado e com a ajuda de coordenadas de espaço, pelo GPS, ele te indica onde o objeto foi deixado.

Além disso, o Facebook também revelou uma ferramenta de mapeamento interno destinada a ajudar os sistemas de IA a entender melhor e lembrar detalhes sobre os espaços internos, como quantas cadeiras há em uma sala de jantar ou se uma xícara está em um balcão.

Apesar desse estudo estar em fase inicial, Mike Schroepfer, diretor de tecnologia do aplicativo pioneiro de Zuckerberg, espera que este trabalho possa contribuir com o lançamento de outros produtos, como um par de óculos inteligentes. "No final do dia, nossa esperança é que esses óculos de Realidade Aumentada estejam dando superpoderes às pessoas", finalizou

E você? O que achou dessa notícia? Algo revolucionário ou assustador?

A questão é: para quem se sentia ameaçado com os algorítimos do Google, saibam que não é só o buscador que tem a capacidade de te ouvir. Com o passar do tempo, a quantidade de tecnologias capazes de fazer esse trabalho, sem dúvidas, será maior, o que trará mais praticidade e também insegurança às nossas vidas.

 

posts recentes.
O que você precisa saber para contratar um influenciador digital
07/10/2021
Marketplaces: faça parte dos maiores canais de vendas do mundo!
28/09/2021
Tudo que você precisa saber sobre vender no Instagram!
20/09/2021
E-commerce Vilu Brinquedos: nova era digital!
01/09/2021
Como conseguir mídia espontânea para sua empresa.
25/08/2021
por período.
RUA VISCONDE DE ABAETÉ, 701 - RIBEIRÃO PRETO-SP | (16) 98110-8972 | (16) 3237-6797