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Como aumentar meu alcance no Instagram? 5 dicas que vão destacar seu perfil

Postado por Martinez Comunicação  |  20/08/2020

Aumentar o alcance das publicações no Instagram é um desejo de todos os produtores de conteúdo, afinal, quanto mais pessoas verem os seus posts, maior será o engajamento deles, o que gera, consequentemente, uma maior autoridade para o seu perfil. E ter autoridade na internet hoje é importante para qualquer profissional, não é mesmo?

Então, se você quer se destacar no mercado, gerar visibilidade para você e seu negócio, é importante que você entenda um pouco do algorítimo do Instagram e observe suas métricas diariamente, a fim de melhora-las sempre.

Aqui vão 5 dicas de como melhor o alcance de suas publicações de forma 100% orgânica:

 

1. Use todas as ferramentas

O Instagram, assim como qualquer aplicativo, busca ter audiência em todas as suas ferramentas. Por isso, quando você utiliza diferentes recursos do aplicativo (IGTV, live, reels..), o algorítimo entende que você é um usuário ativo e tende a entregar seus conteúdos para mais pessoas. Por isso, desfrute de todos os recursos da plataforma, principalmente do Reels, que por ser uma ferramenta nova, está tendo mais alcance e engajamento do que todas as outras.

 

2. Tenha constância

A constância é algo crucial para aumentar o alcance e engajamento das publicações no Instagram. Lembre-se sempre que o algorítimo trabalha a favor do aplicativo, ele quer que você fique o maior tempo possível ativo, publicando vários conteúdos, nas mais variadas ferramentas. Por isso, quando você tem constância, o algorítimo também te ajuda e entrega mais seus conteúdos.

Mas o que é uma boa constância? Essa é uma pergunta relativa e depende muito de cada nicho e perfil, porém, a dica mais importante é: faça primeiro a sua programação de posts e se organize para entregar conteúdos relevantes ao seu público.

Não adianta nada você publicar todos os dias posts semelhantes e sem valor. Por isso, o mais importante é se organizar e dividir os conteúdos. Eu te sugiro a trabalhar sempre nesses 4 pilares: posts educativos (que ensinam algo), posts informativos (notícias), entretenimento e institucional (sobre o seu negócio).

Tente publicar de dois a três posts dessas temáticas por semana e analise sempre os resultados. Se estiverem abaixo do esperado, aumente ou diminua a frequência. Redes sociais são baseadas em testes, portanto, nada melhor do que ir testando e analisando sempre suas métricas a fim de melhorá-las ;)

 

3. Interaja com seus seguidores

Outra coisa importante que você deve lembrar é que as redes sociais foram feitas para gerar RELACIONAMENTO. Muitas pessoas esquecem disso e ficam apenas postando conteúdos sem se relacionar com os seguidores e esse é um erro crucial.

Se conecte com as pessoas! Responda todos os comentários dos seus posts, nem que for com um simples emoji, principalmente na primeira hora de publicação, pois esse é o período crucial para o engajamento de um post.

Além de responder os comentários no feed, responda também os directs. Mesmo que alguém tenha apenas reagido ao seu story, responda ao menos um emoji a ela. Quando você dialoga com alguém nos stories, o algorítimo entende que você tem certa afinidade com aquele usuário e entrega mais seus conteúdos a ele.

 

4. Interaja com o público que não te segue

Além de interagir com o seu público, interaja também com quem não te segue. Busque por hashtags relacionadas a seu nicho e comente em posts da sua área. Essa é uma excelente forma de gerar visibilidade ao seu perfil, já que várias pessoas verão seu comentário e podem entrar no seu perfil, curtir suas publicações e até te seguir.

Não comente apenas em posts do feed, reaja e comente também nos stories. Essa é outra forma de dar visibilidade ao seu perfil, de uma forma ainda melhor, pois o direct proporciona uma conexão particular entre você e o usuário. Pode ser que em um simples story surja um novo relacionamento, através de um follow ou até mesmo uma parceria.

 

5. Faça lives com convidados

Outra forma de aumentar a visibilidade do seu perfil e o alcance das suas publicações é fazendo LIVES, de preferência com convidados.

Como já dissemos no item 1, o Instagram beneficia o usuário que utiliza de todos os recursos do aplicativo. Portanto, se você fizer uma live, a tendência é que seu alcance melhore. Agora, se você faz uma live com um convidado, a tendência é que o número de participantes seja maior, afinal, haverá os seus seguidores e os seguidores do convidado.

Mas não saia por aí convidando qualquer pessoa para uma live. É importante que essa pessoa tenha relação com sua área de trabalho, dessa forma, vocês podem debater juntos sobre um assunto que ambos dominam.

Além de dar visibilidade para o seu perfil, as lives te geram ainda AUTORIDADE. Afinal, pessoas se conectam com pessoas, dessa forma, quando você aparece na frente das câmeras, a conexão com seus seguidores aumenta, as pessoas tendem a confiar mais em você e na sua marca, portanto, FAÇA LIVES!

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